+

Neuroplasticidade: Escultura em argila para iniciantes

  • Quando 06/08/2022
    de 14h00 até 16h00
    (America/Sao_Paulo / UTC-300)
  • Onde Bloco 115 - UEM
  • Pessoa de contato
  • Telefone de contato +554430115847
  • Site Visite o site do evento
  • Adicionar evento ao calendário iCal


A modelagem e escultura em argila é uma atividade milenar que acompanha o desenvolvimento das civilizações. No passado a atividade com argila estava mais relacionada ao suprir as necessidades básicas do homem, armazenar alimentos e como utensílios domésticos. Na atualidade a argila está muito presente na construção civil em forma de tijolos, telhas e em forma de artes e utensílios e decorações. Além disso, estudos científicos realizados em diferentes Instituições, incluindo a UEM, verificaram que a terapia com argila é instrumento de estimulação da neuroplasticidade. A neuroplasticidade é a capacidade que o cérebro tem de aprender e o cérebro só aprende quando é estimulado!

Assim, modelagem e escultura em argila, é importante na educação especial pois estimula a coordenação motora fina, desenvolve a lateralidade, aspectos óculo manual, concentração, atenção, criatividade, autoexpressão, produção de forma tridimensional, proporciona uma relação produtiva (laboral); momento de criação em grupo, tendo em vista que um ego de apropria do outro ego nas relações interpessoais.

A atividade possibilita canalizar o stress, possibilita o sujeito imaginar e trazer do abstrato das ideias para uma forma concreta. A interação e o ambiente acolhedor trazem uma atmosfera terapêutica.

Tendo em vista que essa modalidade artística-terapêutica raramente é disponibilizada nas escolas, as oficinas com argila também têm como objetivo proporcionar um contato com essa arte milenar que possui um grande valor histórico.

Venha participar!

Acesse a página de inscrição